Tecnologias inteligentes agilizam operações no Sistema Judiciário
Zerum Wire Data Analytics agiliza operações no Judiciário

Soluções inovadoras de análise de performance têm o potencial de promover celeridade na Justiça

Com mais de 15 mil unidades, 450 mil colaboradores e milhões de processos em tramitação, o Sistema Judiciário brasileiro é gigantesco. Ele depende de uma estrutura complexa que, mesmo com iniciativas de modernização, ainda enfrenta grandes desafios.

O número de processos acumulados é alto no Brasil, apesar do índice de produtividade ter crescido em diversos tribunais nos últimos anos. Os gastos também são elevados em comparação aos de outros países: só em 2015, as despesas do Judiciário somaram mais de 79 bilhões de reais, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O sistema precisa de melhorias em diversas frentes, e a tecnologia é uma delas, com o potencial de trazer mais celeridade, acessibilidade e transparência. Mas com despesas altas e o próprio cidadão na ponta final da cadeia, investimentos precisam ser feitos com o máximo de responsabilidade e inteligência.

Projetos mal implementados, falhas e indisponibilidades podem trazer consequências negativas. Gestores e técnicos de TI do Judiciário sabem disso e da importância de soluções confiáveis, ainda mais com a adoção dos processos eletrônicos, cada vez mais utilizados.

Hoje, o caminho seguro é unir performance e escalabilidade, preparando a infraestrutura para o aumento da demanda. Isso vale para qualquer ambiente de alta performance, seja no setor público ou privado. Quando se fala em inteligência operacional e analytics, ferramentas de análise de performance precisam ser capazes de dar visibilidade sobre a operação e produzir insights sem afetar o desempenho ou a segurança.

É o que faz o Zerum Falcon™. O appliance da Zerum foi utilizado para monitorar transações de algumas das principais aplicações do Judiciário em diferentes tribunais, detectando pontos de melhoria e ajudando gestores a otimizar as operações.

Em uma delas, a ferramenta diagnosticou um problema que derrubava aplicações e prejudicava o trabalho dos servidores públicos. “Detectamos um processo batch executado em paralelo às aplicações monitoradas que gerava sobrecarga nos servidores, causando lentidão e indisponibilidade”, explica Heiner Ramos, engenheiro consultor de garantia e qualidade da Zerum. Com o insight, a equipe foi capaz de corrigir a falha, prevenir problemas futuros e lidar com mais agilidade com as questões operacionais.

Tecnologias inovadoras de Analytics, Big Data e Machine Learning, entre outras, podem oferecer um novo grau de visibilidade e ajudar a otimizar as atividades do Sistema Judiciário, simplificando operações, facilitando o trabalho dos servidores e melhorando a utilização dos recursos.

Conheça o Zerum Falcon™

Zerum Falcon™ é o appliance que inova e simplifica operações de TI através de Wire Data Analytics. Para saber mais e agendar uma POC entre em contato.