Zerum apresenta soluções inovadoras de Big Data e AI em evento de Segurança Pública

Zerum Research and Technology esteve no I Simpósio Internacional de Segurança Pública

A Zerum participou, dias 14 e 15, do I Simpósio Internacional de Segurança Pública, em Brasília (DF). O evento, realizado pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), colocou em pauta a tecnologia como aliada dos órgãos de Segurança. Cerca de 400 pessoas entre gestores, delegados, peritos e outros profissionais da área de segurança estiveram presentes.

O engenheiro de pesquisa e desenvolvimento da Zerum, Pedro Morgado, participou do Painel Inovações com a apresentação “Big Data e Inteligência Artificial para Segurança Pública”. Nela, o engenheiro abordou os desafios que o setor enfrenta diante de conjuntos cada vez maiores e mais variados de dados. O primeiro desafio, de acordo com o especialista, está em armazenar quantidades tão grandes de informação, enquanto o segundo está na utilização de todos estes dados para gerar resultados concretos.

A solução, segundo ele, está em tecnologias escaláveis de armazenamento como Hadoop, e em recursos avançados de Inteligência Artificial como Machine Learning (aprendizado de máquina). Utilizando Big Data como base, modelos de Machine Learning podem ser treinados para funcionarem como um reforço poderoso à inteligência policial. Esses algoritmos pode detectar veículos através de imagens, por exemplo, ou determinar com precisão onde e quando novos crimes podem acontecer. O engenheiro destacou ainda a importância de se investir em profissionais e recursos de Ciência de Dados para que órgãos de Segurança possam extrair o máximo de valor destas tecnologias.

Soluções Zerum

No estande da Zerum, representantes comerciais e especialistas estiveram à disposição do público durante todo o evento. Foram apresentados o Zerum Titan™, a plataforma de Big Data com hardware, software e serviços integrados, e uma demonstração do Zerum Sentinel™, a ferramenta de Análise Preditiva para Segurança Pública da empresa.

Interface de demonstração do Zerum Sentinel
Interface de demonstração do Zerum Sentinel

Segundo a organização, o evento deve se repetir em 2019, mantendo o foco em tecnologia aliada ao combate e prevenção do crime.