TI na Gestão Pública

Em tempos de transformação digital, a tecnologia é uma ferramenta a favor da cidadania. Mas gestores públicos precisam das soluções certas e visibilidade para vencer desafios do setor

Tecnologias mais avançadas estão promovendo mudanças positivas na administração pública. Portais mais acessíveis, ferramentas de promoção da transparência, serviços mais práticos baseados em aplicativos, entre outras, vêm se integrado à gestão governamental e melhorando o atendimento à sociedade.

São iniciativas na direção certa, mas ainda há grandes desafios pela frente. Infraestruturas obsoletas e ineficientes, equipes sobrecarregadas, falta de investimentos e o péssimo funcionamento de muitos serviços são realidade em diversos órgãos do país. Hoje, o lançamento de novas tecnologias não garante qualidade se ainda houverem operações sujeitas a tantas falhas.

E quando até o básico começa a dar errado, as crises se instalam em diversas frentes. A primeira e principal afetada é a população, que sofre com a lentidão ou até mesmo inexistência do atendimento. Dentro dos órgãos, equipes de TI são duramente impactadas e a própria administração tem sua reputação manchada por problemas na área tecnológica. Cabe aos gestores públicos a tarefa de responder pelos transtornos e solucionar as dificuldades. Mas como?

Não é uma questão fácil. Muitos problemas vêm de anos de gestão ineficiente e resolvê-los não depende de um só administrador. Felizmente existem meios de oferecer a inteligência operacional necessária para que as decisões certas sejam tomadas. Isso se dá através de visibilidade, a capacidade do gestor de “ver” e compreender o que acontece em sua infraestrutura.

Sem visibilidade, é praticamente impossível identificar o que está errado na prestação de um serviço público online, por exemplo. Até que o problema seja investigado, a crise já se instalou e os transtornos atingiram a todos. Uma ferramenta de visibilidade e Wiredata Analytics como o Zerum Falcon permite o monitoramento dos dados que circulam na rede a cada fração de segundo. “Com Zerum Falcon, é possível diagnosticar em tempo real as transações que estão consumindo maior quantidade de recursos e demonstrar tanto para técnicos quanto gestores os fatores que estão impactando sua performance” exemplifica Heiner Ramos, especialista da Zerum.

Além disso, a visibilidade orienta e justifica investimentos. Muitas vezes, problemas em redes têm soluções mais simples e viáveis do que parece, e apenas ferramentas como o Zerum Falcon podem capturar suas causas e ajudar a entendê-las. Assim torna-se mais fácil escolher a melhoria exata a ser feita, sem gastos desnecessários.

Existem diversos exemplos de dificuldades que a visibilidade ajuda a resolver. O fato é que gestores públicos precisam de ferramentas que lhes permitam ver e analisar em tempo real o que antes era apenas estimado. Monitorando milhões de transações a todo instante, é possível levar a gestão de projetos tecnológicos do setor público a um novo patamar. Mais visão significa novos ângulos e novas alternativas para solucionar e até mesmo prevenir problemas antes mesmo que eles aconteçam.