Foto de uma pessoa acompanhando uma tela de monitoramento de operação de TI
Cliente supera desafios em aplicação crítica com monitoramento Zerum

Veja como a Zerum ajudou um cliente a acelerar a correção de problemas em uma aplicação crítica do setor de saúde

Em uma das maiores operações do Setor de Saúde do Brasil, gestores e técnicos de TI se depararam com um grande desafio. Uma de suas aplicações, um portal de inscrições de profissionais, em breve precisaria suportar tráfego intenso para suprir a demanda por médicos em todo o país. A missão da equipe era garantir a performance e disponibilidade da aplicação durante um período crítico.

Como se a pressão já não fosse grande o suficiente pela natureza do serviço prestado, o alto escalão, a mídia e os usuários acompanhavam de perto a situação. Para a equipe reunida no NOC às vésperas das inscrições, não haveria espaço para overhead nem tempo para longas buscas por erros ou disputas internas. Veja como a Zerum os ajudou durante a operação.

Cliente

Grande organização do Setor de Saúde com atuação nacional. Conta com dezenas de profissionais que se revezam para sustentar a operação de TI e suas mais de 600 aplicações. Seus sistemas digitais atendem desde a administração hospitalar e farmacêutica até chamadas de emergência. Só os três mais acessados deles, juntos, recebem 60 mil logins por dia.

Desafios

Com o pico de demanda no horizonte e o tempo cada vez menor, a equipe precisava se preparar. As chances de imprevistos acontecerem são grandes em ambientes tão complexos. Daí o primeiro desafio:

  • Criar dashboards especializados para monitorar o tráfego da aplicação e recursos relacionados em tempo real

Além de fornecer telas de monitoramento e análise, a solução adotada precisaria atender outras duas condições críticas:

  • Monitorar e analisar o ambiente sem gerar overhead na rede

  • Agilizar ao máximo a detecção de problemas e suas causas

Por que a Zerum?

A solução de Wire Data Analytics da Zerum foi escolhida para o monitoramento e análise durante o período crítico por contar com os recursos ideais para este tipo de situação, em especial:

  • Coleta contínua e não-intrusiva de dados do tráfego de rede (Wire Data)

  • Suporte a todos os protocolos críticos do cliente, inclusive de bancos de dados

  • Ferramentas de real-time analytics para análise detalhada

  • Criação e customização de dashboards

A ferramenta coleta dados diretamente da rede, continuamente e sem overhead, disponibilizando-os para análise em uma interface intuitiva e poderosa de real-time analytics.

Resultados

  • Menos de 1 hora para criação de dashboards especializados de monitoramento e análise em tempo real

  • Menos de 1 minuto para detecção de problemas entre clientes, aplicação e banco de dados

  • Zero impacto na performance do ambiente monitorado

Com os dashboards criados em menos de uma hora e a solução Zerum coletando dados diretamente da rede, o NOC estava pronto para monitorar a operação. E assim que as inscrições começaram, vieram também os desafios. Um volume excessivo de tráfego desencadeou falhas e a instabilidade do portal. Em poucas horas, o problema estava nos sites de notícias, e ainda antes nas redes sociais.

A equipe de TI recorreu à nossa tecnologia de monitoramento e análise para encontrar respostas rapidamente. Projetada para cenários como este, a solução transformou o pico de tráfego em informação útil e evitou que os especialistas perdessem tempo vasculhando a operação às cegas. Consultas feitas em menos de um minuto em sua interface revelaram problemas com conexões ao banco de dados. Essa lista era a visão clara que o time precisava para remediar o problema.

Correções feitas, a estabilidade do site voltou, permitindo as inscrições em tempo hábil e restaurando o atendimento médico a milhares de usuários.