Case Study: Ministério da Saúde tem diagnóstico de falhas 25x mais rápido com Zerum

Veja como o serviço Zerum Performance Assurance está acelerando a identificação e correção de falhas de TI em uma das maiores operações do setor público do país.

Sobre o Cliente

Ministério da Saúde, órgão de atuação em nível nacional. Dezenas de profissionais da operação de TI trabalham 24/7 para manter centenas de sistemas, muitos deles de missão crítica, disponíveis. Só os três mais acessados desses sistemas, juntos, recebem 60 mil logins por dia.

Desafio

Usuários não conseguiam acessar o principal sistema de gestão de documentos do cliente. Identificar a causa-raiz com rapidez era crucial para evitar prejuízos à produtividade interna e ao atendimento na ponta.

Solução

O serviço Zerum Performance Assurance foi a solução ideal para agilizar a identificação e correção da falha em um sistema de gestão de documentos. Ele combina a ação proativa de profissionais Zerum com a tecnologia do Zerum Valk™, que possibilita a análise do tráfego de rede em tempo real.

Com o Valk monitorando a operação do cliente, nosso especialista designado iniciou a investigação do problema. Começando pela análise de transações do protocolo HTTP, ficou clara uma lentidão em requisições feitas pelo sistema em questão para uma aplicação de autenticação.

Esse insight levou o técnico a analisar mais detalhadamente o protocolo LDAP, o que deixou o problema real evidente: mais de 20% das tentativas de autenticação apresentavam o erro invalid credentials. Foi constatado que isso acontecia porque apenas 1 dos 7 nós do Active Directory (responsável pela autenticação dos acessos) estava fazendo seu trabalho. Ou seja, quando os usuários tentavam acessar o sistema, um único servidor encaminhava as requisições de autenticação, e ele estava sobrecarregado. Com a causa identificada e as configurações corrigidas, o problema de acesso foi resolvido.

Resultados

O serviço Zerum acelerou em 25x o trabalho de diagnóstico da causa-raiz, e levou à redução de mais de 93% dos erros relacionados. Sem a Zerum, a equipe de infraestrutura seria obrigada a vasculhar logs de inúmeros sistemas para chegar à causa do problema, um esforço que, como o próprio cliente observou, levaria no mínimo dois dias.

  • Tempo até identificação da causa-raiz com serviço Zerum: menos de 2 horas

  • Tempo até identificação da causa-raiz com serviço Zerum: cerca de 48 horas*

*Estimativa do cliente, incluindo solicitação, coleta e análise de logs de diferentes sistemas

A versão em PDF deste Case Study está disponível neste link. Quer acelerar a identificação e correção de falhas na sua operação? Entre em contato com nossos representantes e faça uma Prova de Conceito.

Sobre a Zerum

A Zerum é uma empresa de Data Science líder em inovação que fornece visibilidade e entendimento em tempo real sobre fluxos de dados complexos. Nossos produtos, serviços e tecnologias ajudam grandes organizações a reduzir gargalos operacionais, combater ameaças cibernéticas avançadas, detectar fraudes e manter comunidades seguras.