Veja o que são conexões recusadas, como elas afetam o desempenho dos seus serviços e o mais importante: como avaliá-las com Wire Data Analytics.

O que é uma conexão recusada?

Na análise de conexões TCP, conexão recusada é um tipo de erro que ocorre quando uma porta está bloqueada, não aberta, ou aberta mas o backlog de conexões do servidor passou do limite.

Conexões recusadas podem significar que usuários não estão chegando aos serviços que você oferece. Mas também podem ser tentativas indevidas de acesso, feitas por agentes maliciosos.

Por isso, a primeira coisa a ser feita é avaliar quais usuários estão tentando acessar quais servidores.

Ferramentas de Wire Data Analytics como o Zerum Valk ajudam a fazer essa avaliação mesmo em ambientes extremamente complexos, através de recursos como Deep Packet Inspection (DPI).

Conexões recusadas em casos de acesso indevido

Considera-se um acesso indevido a tentativa de um usuário de acessar, por exemplo, um servidor interno sem ter autorização.

Essas conexões recusadas podem indicar um ataque cibernético em etapa de reconhecimento. Durante a fase de reconhecimento, atacantes tentam acessar diversos servidores em busca de vulnerabilidades, deixando conexões recusadas como rastro.

Então, se uma conexão é bloqueada pelo Firewall, é importante verificar os dados da transação. Qual é o sistema operacional do IP de origem (usando o endereço MAC ou o User-Agent, confira aqui como usar este recurso)? Que horas aconteceu a tentativa de acesso? A qual aplicativo? A estação possui antivírus atualizado?

Uma análise comum em redes corporativas é identificar quem estava logado na máquina na hora do incidente. Isso ajuda a determinar rapidamente se há malware operando na máquina. Ferramentas de Security Analytics, como o Zerum Lynx, podem ser usadas em conjunto para aprofundar essa investigação e detectar ameaças ocultas.

Conexões recusadas em casos de sobrecarga

Tentativas de acesso legítimas também podem ter conexões recusadas. Eventos como o lançamento de um novo produto digital, ou mesmo uma promoção por tempo limitado são casos em que a mensagem “Connection Refused” pode aparecer no navegador dos clientes.

Isso pode acontecer devido a N fatores, e afeta o negócio diretamente. A solução precisa ser imediata – não dá para passar horas procurando a causa.

Com Wire Data Analytics, você consegue analisar os metadados das transações envolvidas, em tempo real, para encontrar a causa e resolver o problema em minutos. A quantidade de endereços IP em relação ao número de conexões no período permite desenhar um quadro da situação.

Grande volume de usuários querendo acessar o streaming de um jogo importante? Estudantes apertando F5 para atualizar a página de resultados de uma prova? Volume crescente de pessoas querendo reservar o último modelo de celular? O perfil das conexões é tão importante quanto o contexto mais amplo.

Uma vez identificada a causa das conexões recusadas, devem ser adequadas soluções como balancear a carga, fornecer pontos de distribuição CDN mais próximos dos clientes ou mesmo limitar temporalmente quantas vezes um usuário pode recarregar a página em horários de pico.

Soluções como o Zerum Valk ajudam a encontrar o caminho para uma infraestrutura mais segura e capaz de se adaptar à demanda dos usuários.