Analisando aplicações HTTP/HTTP e AJP com Wire Data Analytics
Analisando aplicações em HTTP/HTTPS e AJP com Wire Data Analytics

Tecnologia permite análise completa de protocolos, incluindo o payload das mensagens, para insights de TI e negócio em tempo real.

Sobre os protocolos HTTP, AJP e TLS/SSL

O protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol) é um protocolo da camada de aplicação responsável pela transferência de dados entre clientes e servidores na Web. Isso acontece por meio de mensagens (requisições e respostas) que transmitem os parâmetros e o conteúdo da comunicação.

O simples ato de navegar pela Internet é um exemplo de aplicação do protocolo HTTP:

  1. Um cliente faz a requisição de uma página por meio do seu browser;
  2. Um servidor recebe essa requisição e em resposta envia os arquivos da página;
  3. O browser utiliza os arquivos recebidos para exibir ao cliente a página solicitada.

Em grandes redes e Data Centers, transações como estas (requisições e suas respectivas respostas) são realizadas dezenas de milhares de vezes por segundo, cada uma delas levando consigo pacotes de dados e metadados potencialmente relevantes.

É comum o protocolo HTTP funcionar junto ao AJP (Apache JServ Protocol), um protocolo binário – de comunicação entre máquinas – que faz a ponte entre servidores web e os servidores de aplicação que têm as respostas para as requisições dos clientes. Também combinado ao protocolo HTTP, há o TLS/SSL (Transport Layer Security/Secure Sockets Layer), protocolo usado para oferecer mais segurança, privacidade e integridade aos dados que trafegam pela rede. Comunicações HTTP criptografadas por TLS/SSL formam o HTTPS (HTTP Secure) – daí o fato da versão segura do HTTP também ser chamada de “HTTP over TLS”, ou “HTTP over SSL”.

Todo esse conjunto de protocolos é amplamente utilizado (navegação web, webservices, sistemas corporativos, etc), por isso, para uma análise realmente rica, é preciso descodificar todas as transações e extrair delas os dados mais valiosos.

Wire Data Analytics e outras ferramentas de monitoramento e análise

No mercado é possível encontrar outras soluções de análise de rede (NPM, aaNPM), ou aplicações (APM), que se propõem a analisar esse tipo de conteúdo, mas não foram projetadas ou otimizadas para essa tarefa. Assim, qualquer análise customizada, que vá além do seu padrão pré-estabelecido exige um esforço de customização/integração enorme, muitas vezes inviável.

Com Wire Data Analytics, não existem limites para o que pode ser feito com os dados coletados. Todas as informações no Zerum WDA são indexadas e armazenadas em sistema NoSQL, não estruturado, inclusive dados de formulários web. Assim é possível fazer buscas textuais instantâneas, transformar os dados antes da apresentação, e produzir gráficos customizados de acordo com as necessidades da organização.

Análise de payload dos protocolos HTTP e AJP via Wire Data Analytics

O que torna Wire Data Analytics realmente superior é sua capacidade de reconstruir o “payload” das mensagens – e a escala e velocidade com que faz isso. Existem falhas e eventos críticos que só podem ser encontrados no corpo das mensagens, como no exemplo abaixo:

  • Aplicações web podem retornar mensagens de erro que não são detectadas em logs. Isso acontece quando o serviço requisitado não entrega a resposta desejada, mas a transação em si é concluída sem apresentar um código de erro no header. Nestes casos, a única forma de encontrar a falha é investigar o conteúdo do body, uma análise capaz de revelar bugs e/ou problemas nas atividades de negócio (como “estoque esgotado” ou “serviço indisponível na região”).

Além de revelar problemas, Wire Data Analytics também aponta oportunidades de negócio, havendo conjuntos de dados comprovadamente valiosos, como por exemplo:

  • Informações de produtos, estoque, logística, clientes e fornecedores;
  • Cadastros, registros e outros dados de sistemas estruturantes e legados do Setor Público;
  • Registros de transações financeiras;
  • Filtros de buscas utilizados, serviços mais acessados e outros padrões de comportamento dos usuários;
  • Dados desestruturados como mensagens, avaliações e comentários;

Insights baseados nessas informações podem ser transformados em milhões de economia ou receita adicional, em produtos inovadores e em experiências melhores para os clientes/usuários. E como Wire Data Analytics permite a análise de tudo isso em tempo real, o retorno se torna ainda mais rápido. Por fim, a análise combinada de diversos protocolos em Wire Data Analytics gera um nível de visibilidade sem precedentes. São inúmeros os benefícios que a solução traz, gerando visibilidade ampla sobre TI e negócio.

Conheça o Zerum Falcon

O Zerum Falcon™ é a solução de Wire Data Analytics mais confiável e descomplicada para monitoramento e análise de dados em tempo real. Para saber mais e agendar uma POC, entre em contato.